Agricultura familiar

Como principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o Brasil, segundo informações publicadas na cartilha Aqui tem Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Nossa Fruta apoia esta ideia e investe em iniciativas que favorecem o desenvolvimento das famílias da região de Pereiro (Ceará).

Você conhece o Projeto Acerola da Nossa Fruta?
A Nossa Fruta é a maior incentivadora da agricultura familiar na região de Pereiro (Ceará), promovendo a sustentabilidade e possibilitando produções mais eficientes a fim de levar saúde não só para a casa de seus consumidores, mas para as famílias dos produtores locais. Pensando nisso, desenvolve parcerias com produtores locais e são essas ações que dão origem a boa parte da matéria-prima para produção das polpas de fruta, principalmente da acerola. Assim, torna-se possível aproveitar o potencial da região através do incentivo e assistência à produção deste fruto, incorporando pequenos produtores à cadeia de abastecimento para a produção de polpa, ao mesmo tempo em que possibilita um forte impacto econômico e social sobre estes agricultores e suas famílias.

NossaFruta_projetoacerola5

E como funciona?
O pé de acerola, no período de estiagem, desidrata e morre. As poucas mudas da fruta que se mantêm vivas levam meses para se recuperarem quando as chuvas chegam ao Nordeste durante o verão. Se novas mudas forem plantadas e resistirem ao período de seca, a próxima colheita somente poderá ser feita após três anos do plantio, dificultando a produção de polpa de acerola.

A Nossa Fruta desenvolveu, por meio de pesquisas, um manejo que possibilita que a cultura da acerola seja irrigada no período de escassez de chuvas com um mínimo de água por dia, o que corresponde a um litro por semana, o suficiente para deixá-la hidratada ao ponto que, com apenas 22 dias do início da próxima estação chuvosa, já se possa observar a produção de frutos.

Vale ressaltar que a região de Pereiro, no Ceará, onde ocorre o plantio de acerola atendido pelo projeto, é considerada por especialistas em Fruticultura como uma das melhores para produção de frutas tropicais com características especiais. Por isso, os frutos desta região possuem naturalmente padrão de qualidade superior devido à baixa umidade relativa do ar, muita luminosidade e temperatura adequada.

Esse estudo foi realizado pela Nossa Fruta em parceria com a FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio e Desenvolvimento Científico e Técnico) e batizado de Projeto Acerola. Hoje, com o apoio da FUNCAP, o projeto idealizado pela Nossa Fruta fornece à famílias de agricultores locais, além de uma quantidade sob medida de mudas para suas terras, kits de irrigação com toda estrutura de tubulação, cisterna, painel solar e software de automação que facilitam o controle do gasto de água e do armazenamento nos reservatórios.

Quem se beneficia do Projeto Acerola?
É nítida a felicidade estampada no rosto dos agricultores que se beneficiam do Projeto Acerola. Famílias que antes contavam com a renda da agricultura tradicional, hoje somam a essa uma renda extra com a venda da produção de acerola. Na primeira etapa do Projeto, iniciada em 2015, 35 famílias foram beneficiadas com os 35 kits disponíveis. A nossa fruta se compromete a adquirir toda a produção de acerola produzida pelas famílias beneficiadas no projeto.

“Hoje, estou aguando o meu futuro. A ‘lida’ com a acerola é menor e a certeza de que ela vai vingar é maior do que a que eu tenho com a plantação de milho e feijão.”
Francisco das Chagas de Lima e sua esposa Marinete Santana da Cruz de Lima. A família deles foi uma das beneficiadas com o Projeto Acerola, com 300 mudas da planta.

NossaFruta_projetoacerola1

NossaFruta_projetoacerola3

“Com o projeto é possível sonhar com uma renda extra e, por vezes, até maior e com menos sacrifício, já que a acerola não demanda tantos cuidados como a plantação de milho e feijão. A Nossa Fruta é um presente para a região, além de incentivar o plantio de novas culturas, a plantação da acerola é mais rentável e adequada ao nosso solo. A fábrica ainda nos garante a compra da nossa produção.”
Wanderlan Estevan Magalhães e a esposa Josefa de Lima Duarte, beneficiados com 300 mudas de acerola.

NossaFruta_projetoacerola2

NossaFruta_projetoacerola4

Conecte-se!

Entre em contato

Escritório/CD:

Rua Precabura, 698 - Precabura

Eusébio – CE - Cep: 61760-000

+55 85 3476 8355

Fábrica:

CE-138 Km 14 – Sítio Serrote Verde

Zona Rural - Pereiro – CE

CEP: 63.460-000

SAC:

+55 88 2142 0910

Se preferir, envie-nos um e-mail. Daremos o retorno mais breve possível. Obrigado!